top of page
  • Foto do escritorDra. Tamara Haesbaert

Tem diabetes e vai viajar?

Aproveite essas dicas e viaje com tranquilidade.


1- Leve sempre seu glicosímetro com tiras reagentes, lanetas, lancetador, sachês de álcool e pilhas extras.

2- Estime o que for usar de medicamentos e insumos em toda a viagem. Leve uma quantidade suficiente para dois dias além do tempo total previsto.

3- Se estiver de carro, pare a cada três ou quatro horas para fazer o teste de glicemia ou quando suspeitar de hipoglicemia. Aproveite para esticar as pernas e caminhar um pouco.

4- Mantenha um suprimento de lanches para quando houver atraso inesperado nas refeições.

5- Se você estiver dirigindo e identificar sintomas de hipoglicemia, estacione o veículo e espere até que os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal e você se sinta melhor.


Em viagens de avião e para outros países devemos ter mais alguns cuidados:


1- Leve com você um relatório de seu médico (em português e inglês) explicando que você tem diabetes e que estará com medicamentos e insumos - insulina, lancetas, seringas, canetas de aplicação de insula etc - para controle da diabetes em seu poder.

2- Peça ao seu médico para destacar o CID (Código Internacional de Doenças) em sua declaração e mantenha-a com seus documentos, como o passaporte ou identidade.

3- Tenha receita para todos os seus medicamentos e insumos (também em português e inglês).

4- Se durante o voo necessitar medir sua glicemia, explique rapidamente a quem estiver ao seu lado o que fará.

5- Tente evitar ficar sentado por longos períodos. Procure adquirir um assento no corredor para esticar as pernas e, quando possível, caminhar um pouco.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page